Funções Básicas do Sistema

As funções básicas são aquelas que permitem o usuário utilizar o sistema acessando o conteúdo de cada dela e suas funcionalidades, como: pesquisar, editar, deletar/ excluir, novo, visualização por página, informação adicional e salvar.

Segue abaixo detalhamento de cada função básica:

a) Pesquisar: permite a pesquisa na tabela de dados cadastrados na página através de palavras-chave.

Imagem 02 – Campo de Pesquisar

b) Ações > Editar: permite que um cadastro já salvo possa ser editado.

c) Ações > Excluir*: permite que um cadastro já salvo possa ser excluído.

Imagem 03 – Funções de Visualizar, Editar e Excluir

* Dependendo da situação, a exclusão do registro não será permitida, se houver interação com outras etapas do processo.

d) Novo: permite criar um novo cadastro.

Imagem 04 – Função Novo

e) Visualização por página: permite configurar o número de itens exibidos por página.

Imagem 05 – Visualização por página

f) Informação adicional: Ícone de interrogação ao lado de um campo do sistema que indica que há uma informação complementar para auxiliar a compreensão do usuário sobre o preenchimento. Ao passar o cursor do mouse sobre o ícone de interrogação é possível visualizar a informação complementar.

Imagem 06 – Informação adicional

g) Salvar: Botão Salvar é apresentado na tela e poderá ser acionado após o preenchimento de todos os campos obrigatórios para finalizar uma etapa ou cadastro no sistema. Ao utilizar a função Salvar é indicado que os registros realizados foram salvos e não serão perdidos caso o usuário saia da tela.

Imagem 07 – Função Salvar

h) Finalizar: o botão Finalizar indica que as edições realizadas em tela serão salvas em definitivo. Essa funcionalidade está presente apenas em algumas telas do sistema, cuja ação possa ser iniciada, salva para não perder os registros inseridos e finalizada em definitivo posteriormente.

Imagem 08 – Função Finalizar