Tabela de Conteúdos

Cadastro de Curso

Acessível através do menu Curso → Cadastro.

Possui como objetivo cadastrar os cursos da universidade e suas respectivas informações para subsidiar os processos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de curso.

Ao localizar o menu Curso > Cadastro no menu lateral do sistema será possível acessar a listagem de cursos já cadastrados pela sua instituição. Para facilitar a pesquisa e gerenciamento dos cursos cadastrados são apresentadas na grade inicial as seguintes informações: curso, órgão, campus, departamento, validade, ato autorizativo e situação do curso.

Novo Curso

Ao acessar o menu Curso > Cadastro, será apresentado o botão Novo para cadastrar um novo curso. Ao clicar no botão serão apresentados diversos campos para preenchimento, subdividido nas seguintes seções: Dados do curso, Especificações do curso, Área de conhecimento INEP, Funcionamento do Curso, Avaliação ENADE, Integralização Curricular, Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento de Curso, Reformulação Curricular.

Dados do Curso

Para cadastrar os dados do curso é necessário preencher os seguintes campos:

Em Dados do Curso:

*Importante: observe a adaptação da tela de curso quando forem selecionadas as opções Curso fora de sede e Interdepartamental: a) Curso fora de sede:

b) Curso de oferta interdepartamental:

Em Especificações do Curso

Em Área de conhecimento INEP:

Ao cadastrar um curso, é necessário informar as áreas de conhecimento de acordo com o cadastro do INEP. O cadastro da área de conhecimento permitirá que a avaliação ocorra de forma personalizada, assim como nas configurações de parâmetro dos cursos.

Para cadastrar os dados do curso referentes à área do INEP, é necessário preencher os seguintes campos:

Exemplo de cadastro de Área de Conhecimento – INEP para um curso de História:

Em Funcionamento do curso

Para cadastrar os dados do curso referente aos dados de funcionamento é necessário preencher os seguintes campos:

Em Avaliação ENADE

Em Integralização curricular

Durante o cadastro do curso, na primeira aba, será possível preencher apenas o tempo em anos para a integralização curricular. A data da integralização será preenchida automaticamente após o registro das Normativas do Curso no sistema, que está na segunda aba do cadastro do curso.

Em Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento de Curso

Os campos Data final para solicitar reconhecimento ou renovação e Data fim da vigência serão preenchidos automaticamente após o registro do Normativas do Curso no sistema.

Em Reformulação Curricular

Essa grade do sistema será utilizada quando o curso estiver passando por reformulação curricular. Nesse caso o usuário deverá sinalizar no sistema a opção Sim e indicar a data que informou oficialmente ao Conselho, por meio do processo SEI. Para os cursos que estão assinalado Sim não será possível solicitar o processo de reconhecimento para o conselho via SAESB. Nesse caso, a reformulação deve ter sido concluída, a Normativas do Curso sobre a reformulação cadastrada no sistema, e a opção Não para reformulação curricular.

Após o preenchimento das informações anteriores, é necessário clicar em Salvar para finalizar a primeira parte do cadastro. Após o salvamento serão exibidas as telas de Normativas do Curso e Currículo para complementar o cadastro das informações do curso.

Normativas do Curso

Após cadastrar os dados iniciais do curso, acesse a guia Normativas do Curso e clique no botão Novo para adicionar uma normativa. O cadastro de Normativas do Curso é pré-requisito para o cadastro do Currículo do curso.

Para cadastrar um tipo de Normativas do Curso é necessário preencher os seguintes campos:

Alguns campos são habilitados no sistema para preenchimento a depender do tipo de finalidade cadastrada:

Ao salvar um ato cuja finalidade do curso seja criação e retornar para a primeira página do cadastro do curso, será possível identificar que alguns campos foram preenchidos automaticamente:

Imagem 16 – Inclusão de anexo

Ao salvar um ato cuja finalidade do curso seja Reconhecimento ou Renovação e retornar para a primeira página do cadastro do curso, será possível identificar que alguns campos foram e preenchidos automaticamente com nova informação:

Currículo

Após cadastrar os dados iniciais do curso e as normativas, acesse a guia Currículo e clique no botão Novo para adicionar as informações do currículo:

Atenção:

Nos casos em que o ato normativo resultar na criação de um novo currículo, o usuário deve inativar o currículo anterior e criar um novo, associando-o ao ato normativo correspondente. Clicar em Salvar para finalizar a o cadastro do Currículo do curso.