====== Cadastro de Curso ====== Acessível através do menu **Curso -> Cadastro**. Possui como objetivo cadastrar os cursos da universidade e suas respectivas informações para subsidiar os processos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de curso. ===== Menu Curso ===== Ao localizar o menu //Curso > Cadastro// no menu lateral do sistema será possível acessar a listagem de cursos já cadastrados pela sua instituição. Para facilitar a pesquisa e gerenciamento dos cursos cadastrados são apresentadas na grade inicial as seguintes informações: curso, órgão, campus, departamento, validade, ato autorizativo e situação do curso. ==== Novo Curso ==== Ao acessar o menu //Curso > Cadastro//, será apresentado o botão //Novo// para cadastrar um novo curso. Ao clicar no botão serão apresentados diversos campos para preenchimento, subdividido nas seguintes seções: Dados do curso, Especificações do curso, Área de conhecimento INEP, Funcionamento do Curso, Avaliação ENADE, Integralização Curricular, Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento de Curso, Reformulação Curricular. === Dados do Curso === Para cadastrar os dados do curso é necessário preencher os seguintes campos: __ **Em Dados do Curso:**__ * **Nome do Curso:** informe o nome completo do curso conforme cadastro e-MEC. * **Código MEC:** informe o código do curso conforme cadastro e-MEC. * **Instituição de Ensino:** selecionar entre as opções do cadastro. * **Curso fora de sede*:** (sim ou não). * **Curso Interdepartamental*:** de destino, de origem ou não se aplica. * **Campus:** selecionar Campus, opções apresentadas vinculadas à IES selecionada. * **Cidade:** preenchido automaticamente, conforme Campus selecionado. * **Território de Identidade:** preenchido automaticamente, conforme Campus selecionado. * **Departamento:** selecionar Departamento, opções apresentadas vinculado ao Campus selecionado. ** *Importante:** observe a adaptação da tela de curso quando forem selecionadas as opções //Curso fora de sede e Interdepartamental//: **a) Curso fora de sede**: * Se a opção //Não// for selecionada, será exibida uma caixa para informar se o curso é de oferta interdepartamental. * Se a opção //Sim// for selecionada, o campo para informar a cidade do curso fora de sede será habilitado. Nesse caso, uma grade será ativada no sistema para o preenchimento das informações do curso de origem. Após informar o curso de origem, os dados de campus, cidade, território e departamento serão preenchidos automaticamente. **b) Curso de oferta interdepartamental**: * A opção //Não se aplica// indica que o curso não possui convênio com outro departamento para oferta interdepartamental. * A opção //De origem// indica que o curso que está sendo cadastrado é de oferta interdepartamental do departamento de origem, ou seja, o departamento que está ofertando o curso. * A opção //De destino// indica que o curso que está sendo cadastrado é de oferta interdepartamental do departamento de destino, ou seja, o departamento que está recebendo o curso para ofertar. Nesse caso, uma grade será ativada no sistema para o preenchimento das informações do curso de origem. Após informar o curso de origem, os dados de campus, cidade, território e departamento serão preenchidos automaticamente. __**Em Especificações do Curso**__ * **Grau Acadêmico:** Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo. * **Modalidade de Ensino:** Presencial ou À distância. * **Regime Acadêmico:** Semestral ou Anual. * **Forma de Acesso:** Matrícula inicial ou Transferência Interna e/ou Externa entre outros. * **Tipo de Oferta:** Contínua ou Especial. * **Situação do curso:** Autorizado, Reconhecido, Reconhecimento Renovado, Indicador Insatisfatório. __**Em Área de conhecimento INEP:**__ Ao cadastrar um curso, é necessário informar as áreas de conhecimento de acordo com o cadastro do INEP. O cadastro da área de conhecimento permitirá que a avaliação ocorra de forma personalizada, assim como nas configurações de parâmetro dos cursos. Para cadastrar os dados do curso referentes à área do INEP, é necessário preencher os seguintes campos: * **Área Geral:** selecione a área geral do curso conforme divisão da área de conhecimento INEP. * **Área Específica:** selecione a área específica do curso, vinculada à área geral selecionada. * **Área Detalhada:** selecione a área detalhada do curso, vinculada à área específica selecionada. * **Área Rótulo:** selecione a área rótulo do curso, vinculada à área detalhada selecionada. Exemplo de cadastro de Área de Conhecimento – INEP para um curso de História: * **Área Geral:** Artes e Humanidades. * **Área Específica:** Humanidades. * **Área Detalhada:** História e Arqueologia. * **Área Rótulo:** História. __**Em Funcionamento do curso**__ Para cadastrar os dados do curso referente aos dados de funcionamento é necessário preencher os seguintes campos: * **Data de Início:** preencher com a data do início do funcionamento do curso. * **Situação de Funcionamento:** Não iniciado, Em Atividade, Em extinção. Opções conforme cadastro do e-MEC. * **Semestre do início do funcionamento:** Primeiro ou Segundo. Selecionar qual foi o semestre do ano em relação ao início do funcionamento do curso. __**Em Avaliação ENADE**__ * **Nota do ENADE:** Informar nota obtida no último ENADE. * **Ano do ENADE:** Preencher com ano do último ENADE. __**Em Integralização curricular**__ Durante o cadastro do curso, na primeira aba, será possível preencher apenas o tempo em anos para a integralização curricular. A data da integralização será preenchida automaticamente após o registro das Normativas do Curso no sistema, que está na segunda aba do cadastro do curso. __**Em Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento de Curso**__ Os campos Data final para solicitar reconhecimento ou renovação e Data fim da vigência serão preenchidos automaticamente após o registro do Normativas do Curso no sistema. __**Em Reformulação Curricular**__ Essa grade do sistema será utilizada quando o curso estiver passando por reformulação curricular. Nesse caso o usuário deverá sinalizar no sistema a opção //Sim// e indicar a data que informou oficialmente ao Conselho, por meio do processo SEI. Para os cursos que estão assinalado //Sim// não será possível solicitar o processo de reconhecimento para o conselho via SAESB. Nesse caso, a reformulação deve ter sido concluída, a Normativas do Curso sobre a reformulação cadastrada no sistema, e a opção //Não// para reformulação curricular. Após o preenchimento das informações anteriores, é necessário clicar em //Salvar// para finalizar a primeira parte do cadastro. Após o salvamento serão exibidas as telas de Normativas do Curso e Currículo para complementar o cadastro das informações do curso. === Normativas do Curso === Após cadastrar os dados iniciais do curso, acesse a guia //Normativas do Curso// e clique no botão //Novo// para adicionar uma normativa. O cadastro de Normativas do Curso é pré-requisito para o cadastro do Currículo do curso. Para cadastrar um tipo de Normativas do Curso é necessário preencher os seguintes campos: * **Tipo de Normativa:** Ato oficial do CEE, Decreto Estadual, Portaria Ministerial, Resolução Consepe, Resolução Consu. * **Finalidade da normativa:** deve ser selecionado o melhor tipo de finalidade conforme o cadastro que estiver sendo realizado:// autorização de criação, autorização de funcionamento, criação de curso, criação de curso e autorização de funcionamento, reconhecimento, redimensionamento curricular, reformulação curricular, renovação de reconhecimento, publicação de voto.// Alguns campos são habilitados no sistema para preenchimento a depender do tipo de finalidade cadastrada: * Ao selecionar o Tipo de Normativa Ato oficial do CEE, automaticamente a finalidade da normativa será publicação do voto. * Para os demais tipos de normativa será possível selecionar o tipo de finalidade. * Os tipos de finalidade: //Criação, Criação e Autorização de Funcionamento, Redimensionamento, Reformulação Curricular e Publicação do voto// habilitam os campos nº do ato e data da publicação. * Os tipos de finalidade //Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento//: habilitam os campos nº do ato, data da publicação, data de início da vigência, prazo em anos, fim da validade. * **Número do Ato:** informe o número do ato que foi dado publicidade a Normativas cadastrada. * **Data de Publicação do ato:** selecione o dia, mês e ano da publicação. * **Início da Validade:** selecione o dia, mês e ano do início da validade do Normativas do Curso. * **Prazo em anos:** informe por quantos anos a definição da Normativas do Curso é válida. * **Fim da Validade:** Preenchido automaticamente calculando a data com base na data de início da validade e o prazo em anos. Ao salvar um ato cuja finalidade do curso seja criação e retornar para a primeira página do cadastro do curso, será possível identificar que alguns campos foram preenchidos automaticamente: * **Data da integralização:** o sistema faz a soma da data do início de funcionamento com a quantidade de anos para integralização. * **Data final para solicitar renovação:** O sistema calcula o prazo máximo para que as UEBAS iniciem o pedido de reconhecimento ao conselho e insere essa informação automaticamente. * Ao inserir um ato normativo, é possível fazer o download do documento correspondente. Por exemplo, ao cadastrar os dados da criação do curso no sistema por meio de uma Resolução do CONSU, será possível anexar a própria resolução no SAESB. Selecionar novo anexo: {{:imagem_16_-_inclusao_de_anexo.png?500|}} Imagem 16 – Inclusão de anexo * Clicar no clipe. * Buscar o instrumento salvo no computador. * Informar o tipo de documento: informar se é um decreto, portaria, resolução etc. * Salvar. Ao salvar um ato cuja finalidade do curso seja //Reconhecimento ou Renovação// e retornar para a primeira página do cadastro do curso, será possível identificar que alguns campos foram e preenchidos automaticamente com nova informação: * **Data final para solicitar renovação:** o sistema calcula o prazo máximo para que as UEBAS iniciem o pedido de renovação de reconhecimento e insere automaticamente essa informação. * **Data fim da vigência:** data em que o curso perde a vigência do ato. * Clicar em //Salvar// para finalizar a o cadastro de Normativas do Curso. === Currículo === Após cadastrar os dados iniciais do curso e as normativas, acesse a guia //Currículo// e clique no botão //Novo// para adicionar as informações do currículo: * **Currículo:** número de preenchimento automático conforme ordem de cadastros considerando que ao longo da jornada de um curso, poderá haver mais de um currículo. Dessa forma será mantido o histórico dos currículos do curso. * **Carga Horária:** informe em horas a carga horária contemplada no currículo. * **Número de Vagas:** informe o número de vagas contempladas no currículo. * **Status do Currículo:** //Ativo// ou //Inativo//: informe a situação atual deste currículo. * **Atos Normativos do Curso:** quando houver um ato normativo de reformulação ou redimensionamento, deverá ser associado ao currículo. __**Atenção:**__ Nos casos em que o ato normativo resultar na criação de um novo currículo, o usuário deve inativar o currículo anterior e criar um novo, associando-o ao ato normativo correspondente. Clicar em //Salvar// para finalizar a o cadastro do Currículo do curso.